JellyMuffin.com - The place for profile layouts, flash generators, glitter graphics, backgrounds and codes

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

I

IDADE ANTIGA
A História Antiga é um domínio de estudos que se estende desde o aparecimento da escrita cuneiforme (cerca de 4.000 a.C.) até a tomada do Império Romano do Ocidente pelos povos bárbaros (476 d.C.)

IDADE CONTEMPORÂNEA
A idade contemporânea é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa (1789 d.C.).

IDADE MÉDIA
A Idade Média, também conhecida como Período Medieval, corresponde ao período da história européia que se inicia com a desintegração do Império Romano do Ocidente e que finda no séc. XV. As principais características da Idade Média foram a chegada dos povos bárbaros (germânicos), a consolidação do feudalismo e a expansão do cristianismo.
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/dicionario/#


IDADE MODERNA
A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 1789.
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/dicionario/#

ILUMINURAS
Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.
No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração e portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro ou prata.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminura

IMPERIALISMO
Política de expansão e domínio territorial e/ou econômico de um país ou povo sobre outro. Apesar de existir vários casos de políticas imperialistas, como a da Roma antiga, no âmbito da História, refere-se à política dos países industrializados ao longo do século 19, que resultou, sobretudo, no domínio da África e da Ásia. O processo de descolonização verificado após a Segunda Guerra Mundial marca o fim desse acontecimento. Alguns teóricos, entretanto, percebem uma continuidade do imperialismo na política do governo norte-americano, que resulta em domínio territorial e na expansão dos valores dessa sociedade.
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/dicionario/#
IMPÉRIO BIZANTINO
O Império Bizantino (em grego Βασιλεία Ῥωμαίων), inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente ou Reinado Romano do Oriente, sucedeu o Império Romano (cerca de 395) como o império e reinado dominante do Mar Mediterrâneo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Bizantino

INQUISIÇÃO
A Inquisição foi um tribunal eclesiástico criado na Idade Média para combater as heresias e vigiar os judeus e muçulmanos convertidos ao cristianismo. No século XVI a Inquisição foi restaurada em diversos países do Sul da Europa, entre os quais Portugal, para perseguir e condenar, em autos-de-fé todos os que se manifestassem a favor do Luteranismo ou de algumas idéias defendidas pelos humanistas. As ações deste tribunal eram coordenadas por um grupo de seis cardeais denominado o Santo Ofício, grupo este que funcionava sob a autoridade direta do Papa. Na prática, a Inquisição acabou por funcionar como instituição de apoio aos reis e ao clero, eliminando pessoas muitas vezes inocentes, mas incomodas ao poder político.
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/dicionario/#

ISTAMBUL
Istambul (em turco: İstanbul), antiga Bizâncio e Constantinopla (nome ainda usado em várias línguas, como no grego Κωνσταντινούπολις, Konstantinúpolis), é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo e a mais populosa da Europa, com 803 468 habitantes no centro da cidade (2005) e 12 782 960 em sua região metropolitana (2009)[1] . A grande maioria da população é muçulmana (com grande número de laicos), e uma minoria de cristãos (68 000) e de judeus (20 000).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul

Istambul - A cidade
Istambul é uma cidade moderna com população de aproximadamente 14 milhões de habitantes. Esta cidade possui a maior densidade populacional da Turquia, porém a capital do país é Ancara que se localiza à 450 km. Istambul é uma metrópole muito grande sendo dividida em duas grandes áreas: o lado Europeu e o Asiático.
Existe um estreito que separa o lado Asiático do lado Europeu de Istambul. Este estreito se chama Bósforos.
Você também poderá notar que o estreito do Bóforos liga o Mar de Marmara (sul) ao Mar Negro (norte).
A cidade antiga era chamada Constantinopla. Hoje o bairro principal desta área se chama Sultan Ahmet.
Taksim é o maior bairro de comércio local. Não se esqueça porém, que a cidade é muito grande e ha vários outros centros comérciais.
Fonte: http://www.business-with-turkey.com/guia-turismo/stanbl2p.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário