JellyMuffin.com - The place for profile layouts, flash generators, glitter graphics, backgrounds and codes

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

T

TALASSOCRACIA
Poderio político e econômico de um Estado baseado no domínio das rotas marítimas comerciais; domínio dos mares por um Estado; império marítimo.
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/dicionario/#


TOTALITARISMO
Totalitarismo é um termo que representa uma ideologia e prática política caracterizada pela total subordinação dos indivíduos aos interesses do Estado. Num regime totalitário o Estado possui poderes absolutos sobre toda a vida política, social, cultural, religiosa e econômica. O totalitarismo foi particularmente visível nas ditaduras européias surgidas após o final da Primeira Guerra Mundial, constituindo uma das características principais do fascismo, do nazismo, do franquismo, do salazarismo e do comunismo soviético.


TURCOS Em sentindo original, o termo “turco” é comumente utilizado para designar as populações provenientes da região central da Ásia. A mais remota menção feita aos turcos surgiu no século V, quando um povo chamado “gokturco” apareceu nessa época como os sucessores da decadente civilização dos hunos que, até então, comandou a Ásia Central.

Entre os séculos V e VII os turcos desenvolveram sua economia graças a uma intensa atividade comercial. Entre os povos com os quais mantinham um grande número de acordos comerciais, se destacavam os chineses, mongóis, persas e coreanos. As rotas comerciais conquistadas pelos turcos compreendiam uma grande região que ia desde o nordeste da Europa, até o leste da China.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/historia/turcos-ou-turco-otomanos/

TURCOS OTOMANOS
Fruto da expansão dos árabes, o Império Turco-Otomano foi consolidado no século XIII graças a vitórias militares do guerreiro Otoman I (1258-1324). Oriundos da tribo de Ghuzz, situada no atual Cazaquistão, os otomanos empreenderam um longo processo de expansão territorial que dominou regiões da Europa, Oriente Médio e norte da África. Liderados por Ertogrul (1190 – 1281), o processo de expansão foi iniciado com a conquista da Ásia Menor.
Em 1300, as forças de Otoman I obtiveram sucessivas vitórias contra os bizantinos. Sucedido por seu filho Orkhan, as tropas do Império Otomano conquistaram os centros urbanos de Bursa, Nicéia e Nicomédia. Demonstrando grandes habilidades administrativas, Orkhan firmou um exército regular remunerado pelo Estado. Em sua jornada, empreendeu uma seqüência de vitórias militares que fizeram o Império Otomano próximo dos domínios da Europa Ocidental.
Fonte: http://www.historiadomundo.com.br/turca/imperio-otomano.htm

TRUSTE
Truste é o resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
Truste é a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência e também são grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias.
A expressão é adaptação da expressão em inglês trust, que significa "confiança". Outra forma de organização de empresas é o cartel, que é um acordo de várias empresas independentes para controlar ou dominar o mercado de determinado produto.
Um exemplo prático de truste foi quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) utilizou a legislação antitruste para condenar a tabela de honorários utilizada pelos médicos da Associação Médica Brasileira (AMB). Truste: é um setor de economia que controla as etapas da produção, desde a retirada da matéria-prima da natureza e a transformação em produtos até a distribuição das mercadorias.
Os trustes podem ser de dois tipos:
Trustes Verticais
Trustes Verticais são aqueles que visam controlar de forma sequencial a produção de determinado gênero industrial desde a matéria-prima até o produto acabado, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos.
Trustes Horizontais
Trustes constituídos por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Com o truste, há o controle maior da economia em um determinado ramo (ex: siderurgia - extração até distribuição) para se eliminar os custos de produção.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Truste

Nenhum comentário:

Postar um comentário