JellyMuffin.com - The place for profile layouts, flash generators, glitter graphics, backgrounds and codes

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Texto para atividade da 5ª A - "A idade dos Metais"

A Idade dos Metais
Há cerca de 7mil anos surgiu uma nova técnica revolucionária a metalurgia, isto é, a técnica de trabalhar os metais.
Uma revolução tecnológica

Até a invenção da metalurgia, as comunidades fabricavam os objetos com pedras, ossos e madeira. Há 7 mil anos, na região compreendida entre o Egito e a Índia, vários povos começaram a usar o metal para fazer ferramentas e utensílios.
O uso do metal trouxe muitas vantagens. Com ele podiam-se fabricar utensílios mais afiados, mais resistentes e mais adaptados à habilidade das mãos humanas. As armas se tornaram mais potentes e aumentaram a eficiência da caça e da pesca.
Cobre, bronze e ferro
O primeiro metal utilizado foi o cobre, há cerca de 7 mil anos, para fazer estatuetas e enfeites. Por ser um metal mole, era pouco usado na fabricação de armas e ferramentas.
Mais resistente que o cobre, o bronze passou a ser usado cerca de 5 mil anos atrás para produzir armas e ferramentas, entre outros objetos. Muitos povos, como os egípcios e os mesopotâmicos, conseguiram aumentar seu poder militar graças ao conhecimento do uso do bronze, sobretudo na fabricação de armas.
O uso do ferro era raro e só se difundiu em torno de 1500 a.C. Nesse momento descobriu-se que o ferro, misturado a outros elementos químicos, como o carbono e o manganês, produz ligas bastante resistentes.
Com o ferro foi possível produzir armas mais duradouras, aperfeiçoar instrumentos agrícolas e criar novos tipos de utensílios e ferramentas, como o alicate.

Um comentário:

  1. Oi Carminha
    Agradeço por ter respondido ao meu questionário. Bjs,
    Josete

    ResponderExcluir