JellyMuffin.com - The place for profile layouts, flash generators, glitter graphics, backgrounds and codes

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

N

NACIONALISMO
Ideologia que se formou a partir da Revolução Francesa e que liga o indivíduo ao Estado, dando origem aos chamados Estados-Nações dos dias atuais. Segundo o historiador Eric Hobsbawm não se pode compreender a história do século 20 sem as idéias de nação e nacionalismo. Em torno disso, foram feitas muitas guerras, e o mapa do mundo foi desenhado inúmeras vezes. Existem muitas formas de nacionalismo. O mais exacerbado é o que está na origem da construção do fascismo e resulta na discriminação de outros – povos/nacionalidades.

NAZISMO
O nazismo foi um regime político instaurado em 1934 na Alemanha por Adolfo Hitler e que se inspirava no fascismo italiano de Mussolini, mas levado a um grau mais extremo. Além das características fascistas (totalitarismo, nacionalismo, militarismo, imperialismo, culto da personalidade e repressão violenta), o nazismo defendia também o anti-semitismo e o racismo (considerava a raça ariana, de que os alemães seriam os melhores representantes, como superior a todas as outras). Atualmente, o termo nazismo é utilizado para designar todos os ideais racistas e nacionalistas violentos.


NOBREZA
A nobreza era constituída pelas principais famílias do reino, que tinham muita riqueza, grandes propriedades e descendiam das famílias guerreiras dos tempos da Reconquista. Os seus títulos de nobreza tinham sido recebidos, em muitos casos, pelos serviços prestados à Coroa, assim como muitas das suas terras (as honras). Os nobres também não pagavam impostos e ainda governavam as suas terras como pequenos reis. Viviam nas terras senhoriais, em castelos e palácios.
Fonte: http://www.malhatlantica.pt/seculoXIII/nobreza.htm  


NUMISMÁTICA
Numismática (do grego clássico νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas.
Por numismática entende-se o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como por exemplo as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Numism%C3%A1tica

Nenhum comentário:

Postar um comentário