JellyMuffin.com - The place for profile layouts, flash generators, glitter graphics, backgrounds and codes

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

S

SERVO DA GLEBA

O servo da gleba era um servidor que não tinha o direito de sair do lugar onde trabalhava. Era ligado à gleba, não sendo, portanto, um homem livre em toda a força do termo.
Porém, apesar de não ser totalmente livre, desfrutava de muitos direitos. Inerente à sua própria condição, tinha o direito de permanecer na terra onde trabalhava, não podendo ser expulso dela pelo seu senhor.
Exercia também uma espécie de direito de propriedade sobre a casa onde morava e sobre uma parte das terras que cultivava.
Seu tempo era dividido entre o trabalho nas terras do senhor e em suas próprias terras, de cujos frutos ele vivia.
Algumas vezes beneficiava-se ainda de uma porcentagem do que produzia nas terras do senhor. Seu contrato de trabalho era hereditário e intocável.
Tinha direito a constituir família e só podia ser castigado fisicamente em caso de comprovado mau comportamento.
Se o senhor vendia as terras que possuía, estas eram alienadas junto com o servo, que não podia ser mandado embora.
A servidão da gleba era um estado intermediário entre a escravidão e a liberdade.
Quando terminou a Idade Média quase não havia mais servos da gleba na Europa.
Fonte: http://gloriadaidademedia.blogspot.com/2008/06/de-escravos-antigos-servos-da-gleba.html

SIDERÚRGICAS / SIDERURGIA
Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento do aço.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Siderurgia

SOCIALISMO
Conjunto de doutrinas econômicas, políticas e sociais surgidas no século XIX em oposição às desigualdades sociais vigentes na sociedade capitalista. Para os adeptos do socialismo, a causa fundamental das desigualdades entre os indivíduos está na existência da propriedade privada, sobretudo na propriedade privada dos meios de produção e de circulação das riquezas (fábricas, terras, máquinas, bancos, empresas de comércio, etc.) Para corrigir essa situação, os socialistas propunham inicialmente a transformação da propriedade privada dos meios de produção e de circulação das riquezas em propriedade coletiva de toda a sociedade. Entretanto, como conquistar a igualdade social? Para alguns socialistas (chamados de reformistas), essa conquista se daria por meio de reformas que modificassem pouco a pouco o sistema capitalista. Esses socialistas davam particular importância à luta eleitoral, pois achavam que, se conquistassem maioria nos parlamentos, poderiam implementar suas reformas de modo pacífico e ordeiro. Para outra corrente de socialistas, porém, a destruição da sociedade capitalista e a formação de uma sociedade baseada na igualdade entre as pessoas só poderiam ser realizadas por meio de uma revolução armada. Um dos grandes pensadores dessa corrente revolucionária do socialismo foi o alemão Karl Marx (1818 – 1883), quem fez a crítica do capitalismo em livros como O capital.


SÚDITO
Aquele que está submetido à vontade de outra pessoa.
Ver: Vassalo
Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/s%C3%BAdito

Nenhum comentário:

Postar um comentário