JellyMuffin.com - The place for profile layouts, flash generators, glitter graphics, backgrounds and codes

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

P

PALEOGRAFIA
Definição
A paleografia é o estudo das escritas antigas. Este deriva do grego palaio que significa antigo e graphia que significa escritura.
Esta ciência tem como objetivo principal decifrar e conhecer as formas de escritas antigas, alfabetos antigos, significados de símbolos, etc.
O profissional que atua nesta área do conhecimento é denominado paleógrafo.
A paleografia é de fundamental importância para o entendimento da história e cultura das civilizações antigas. Através da decifração obtida pelos paleógrafos, os historiados e arqueólogos conseguem obter dados importantes através dos documentos escritos.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/paleografia.htm

PALEONTOLOGIA
A Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registo geológico, isto é, a formação dos fósseis.
A Paleontologia desempenha um papel importante nos dias de hoje. Já não é a ciência hermética, restrita aos cientistas e universidades. Todos se interessam pela história da Terra e dos seus habitantes durante o passado geológico, para melhor conhecerem as suas origens.
O objecto imediato de estudo da Paleontologia são os fósseis, pois são eles que, na actualidade, encerram a informação sobre o passado geológico do planeta Terra. Por isso, se diz frequentemente que a Paleontologia é, simplesmente, a ciência que estuda os fósseis. Contudo, esta é uma definição redutora, que limita o alcance da Paleontologia, pois os seus objectivos fundamentais não se restringem ao estudo dos restos fossilizados dos organismos do passado. A Paleontologia não "pretende" apenas estudar os fósseis, procura também, com base neles, entre outros aspectos, conhecer a vida do passado geológico da Terra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleontologia

PARLAMENTARISMO
Sua origem remonta aos tempos medievais; quando os soberanos partilhavam o poder com um conselho de lordes. Hoje, após diversas modificações é entendido como uma assembléia formada por representantes eleitos pelos cidadãos, geralmente em regimes democráticos. O poder que normalmente exerce é o legislativo. Em alguns países é formado pela chamada Câmara do Parlamento, dividida em duas partes (como Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns, no caso inglês), cuja formação pode resultar de eleições ou nomeações, e possuir poderes diferenciados, dependendo de cada país. No caso do Brasil, existe o Congresso Nacional, dividido entre Câmara dos Deputados e Senado.


PARLAMENTO
Parlamento é a assembléia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos e exerce normalmente o poder legislativo.
Em alguns países, o parlamento é formado por duas assembleias separadas, por vezes chamadas Câmaras do Parlamento, que podem resultar de eleições ou nomeações separadas e podem ter poderes diferenciados e várias designações de acordo com a Constituição de cada país:
A Câmara Alta, Câmara Superior, Casa Superior ou Senado. No Reino Unido, é oficialmente chamada de Câmara dos Lordes ou Casa dos Lordes.
a Câmara Baixa, Câmara Inferior, Casa Inferior, Câmara dos Comuns, Casa dos Comuns ou Câmara Federal.
Em muitos países, o parlamento é denominado Congresso (por exemplo, no Brasil) e noutros "Assembleia Nacional" (ou "Assembleia do Povo", como na China Comunista).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamento

PATENTE
Uma patente, na sua formulação clássica, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação.

PESTE BUBÔNICA
A peste bubônica, também chamada simplesmente de peste, é uma doença pulmonar ou septicêmica, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do rato. A pandemia mais conhecida da doença ocorreu no fim da Idade Média, ficando conhecida como Peste Negra, quando dizimou grande parte da população europeia.
PRÉ-HISTÓRIA
A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/dicionario/#   

PSICOLOGIA
Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que um organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".[1] O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia

PURITANOS
O puritanismo designa uma concepção da fé cristã desenvolvida na Inglaterra por uma comunidade de protestantes radicais depois da Reforma.
A Revolução Puritana foi um movimento que surgido na Inglaterra no século XVI, de confissão calvinista, que rejeitava tanto a Igreja Romana como a Igreja Anglicana.
As críticas à política da Rainha Isabel partiram de grupos calvinistas ingleses, que foram denominados puritanos porque pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhe os resíduos de catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Puritanismo#As_origens_calvinistas_do_puritanismo
http://wapedia.mobi/pt/Puritana

Nenhum comentário:

Postar um comentário